2 técnicas de treinamento para treinar a concentração e manter o foco | Guia do Estudante

2 técnicas de mindfulness para treinar a concentração e manter o foco

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(Getty Images/Reprodução)

Algumas atividades podem ser feitas no “modo automático”, mas muitas outras, principalmente relacionadas ao estudo e ao trabalho, precisam de foco. Se parece que é cada vez mais difícil concentrar-se em toda a vontade de distrair o mundo moderno, é porque é verdade.

mostrou que em 2000 pessoas se concentravam completamente para 12. Em 2015, esse tempo caiu para 8,25. Para comparação, o estudo descobre que um peixe concentrado concentra-se por aproximadamente 9.

Não ajuda que, com múltiplos acontecimentos que demandam atenção ao mesmo tempo, é fácil cair em tentação a partir de multitarefa (executar mais tarefas de uma vez). Aumentar a produtividade que multitarefa traz é apenas aparente. Na realidade, as pessoas têm pouco poder para compartilhar a atenção, de acordo com o médico e pesquisador da área, Marcelo Demarzo.

A coisa em modo multitarefa, o que acontece é “a rápida mudança de atenção”, diz. Para a eficiência, isso é ruim: ” a mente tem um tempo de latência para que sejamos completamente imersos em uma atividade. Quando ela é interrompida, levemos até 10 vezes mais para focar de novo “, esclarece Marcelo. multitarefa, além disso, causa mais fadiga, o que também pode afetar a produtividade.

Como pode ajudar a se concentrar

Marcelo é um especialista na prática do (atenção total), coordenador do curso de especialização em temática da UNIFESP e fundador do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde. Ele defende que a prática que está cheia de atenção, que, pode aumentar a facilidade com a qual se concentra.

Os exercícios de Growth “treinam a consciência para, quando não temos consciência, percebermos e sermos capazes de redirecionar a atenção”, conta o médico. A frequência de formação completa de atenção, que são tipos de meditação, faz com que a adaptação neuro-plástica-cerebral-e possibilita a concentração se torna uma habilidade.

De acordo com o especialista, quando se trata de reduzir a tendência pessoal de se alienar, a prática Enenfechar pode desencadear no entanto, Marcelo reitera que a capacidade de redirecionar a atenção, estimulada pela formação da concentração, é a mais importante. Isso porque as distrações sempre dependerão de várias circunstâncias, algumas delas externas-como o ambiente em que se encontra.

exercícios para treinar concentração

formas mais simples de praticar a atenção plena com base na criação de um ponto de atenção-uma âncora A fim de treinar a concentração, os exercícios devem ser feitos regularmente, em ambientes tranquilos e posições confortáveis. Quando as distrações tiram o foco durante uma atividade, elas também podem ser feitas para recitarem sua atenção.

3 (ou 3 passos) de

De seus olhos fechados, manter sua atenção para o corpulgador pode ser para sensações físicas ou até mesmo pensamentos e sentimentos. Em seguida, concentre-se nos movimentos ou sensações do sopro. E, o terceiro passo, vire a atenção para o corpo, incluindo as percepções da cena.

Mindfulness do sopro

Também consiste em chamar a atenção para o corpo-que serve como âncora. Mas, neste caso, deixe a mente divagar naturalmente. Depois, depois de perceber a distração, ela a leva de volta para o corpo. O ideal é fazer isso quantas vezes for necessário durante o tempo que você pratique exercícios.

Este texto foi publicado no portal, parceiro do Guia do Estudante.

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Author: SILVA RICARDO

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